PORTO – na passagem do tempo

capa_PassagemTempo
Porto na Passagem do Tempo é o título de um trabalho de investigação durante o qual o conhecido investigador e colunista do Jornal de Notícias passa em revista as tradições, os lugares e as figuras esquecidas da sua cidade de sempre.

O itinerário portuense do autor de livros como “O Livro do S. João”, “A História de Pedro Sem” e “Poesia da Cidade” inclui lugares históricos e turísticos, mas nestas análises há uma predilecção especial pelos segredos da velha urbe, onde se escondem os elementos que mantêm a sua identidade histórica, capaz de resistir a sucessivos atropelos ao longo dos anos.Recorrendo a fontes diversas – desde arquivos, bibliotecas e escolas a personalidades diversas -, Hélder Pacheco compõe o imaginário da cdade. De permeio, há ainda um conjunto de mensagens e ideias que visam o relançamento social, económico e cultural do Porto, a começar pelo regresso à Baixa. “O que se passou nos últimos 40 anos, em matéria de decadência e abandono deste espaço (…) atinge os contornos de verdadeira tragédia cívica”, resume o historiador. 

A resposta a questões como: o que é a cidade, que tradições criou, manteve ou deixou extinguir, que novas manifestações foi capaz de inventar, é, talvez, condição essencial para a apreensão da própria personalidade do ambiente urbano.

Edições Afrontamento, Outubro 2009

Anúncios

~ por Helder Pacheco em 26/09/2009.