Repetições da História

De acordo com o aforismo «Quem tem amigos não morre na cadeia». Assim, um amigo enviou-me notícia assombrosa de acontecimento do passado.

No “Jornal do Porto” (um dos melhores órgãos da imprensa da época), de 8.12.1864, lia-se em editorial o comentário crítico muito azedo sobre a descriminação do governo (presidido pelo Duque de Loulé) relativamente à província do Minho, em matéria de impostos para as estradas. Eram dois: um, aplicável a todo o país, e outro apenas àquela região. O jornal insurgia-se contra o «favor» do governo aos minhotos, «fazendo-os pagar duas vezes para a viação pública». E, citando o deputado Visconde de Pindela que, no parlamento, interpelando o Ministro das Obras Públicas, alegara que «tais portagens prejudicam a nossa agricultura e o nosso comércio», acrescentava (parecendo falar das falecidas SCUT): «em muita parte não há gente para as estradas».

Antes, o notável José Estêvão apostrofara, como era seu timbre: «Num país de cem léguas, haver numa província do Norte estradas com portagens, que é coisa de há cem anos, e para o Sul viação moderna e estradas sem portagens, é um luxo de diversidade.»

Este episódio legislativo traz à colação duas ou três questões: 1º – Na multidão de assessores que vegetam à sombra do Orçamento, devem existir alguns especializados em procurar no antigamente as medidas mais absurdas para aplicação no Norte; 2º – Os anunciados aumentos das portagens, numa região duramente fustigada pelo desinvestimento e a crise económica, seguem as pisadas ancestrais apostadas em vergastar a região; 3º – A História – entre nós e ao contrário do que garantiam os mestres – está sempre a repetir-se. E, como dizia o meu amigo – citando Marx, que anda por aí a rir-se: «A primeira vez como tragédia, a segunda como farsa».

Helder Pacheco, Fevereiro 2013

Anúncios

~ por Helder Pacheco em 17/02/2013.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: