Canídeos e Civismo

No meio das qualidades – boas contas, altivez (e desprezo) perante os poderosos e apego à liberdade –, os portuenses têm os seus achaques. Um deles, de séculos, combatido pelas autoridades e denunciado por cidadãos como Ricardo Jorge (que na obra “Saneamento do Porto”, de 1888, arrasava hábitos e condições sanitárias da cidade), era (e é) o lixo das ruas e a limpeza urbana.

Em 27.9.1961,o saudoso “Comércio do Porto” publicava um texto corrosivo, sob o título actual: «Então não há quem pegue numa vassoura e varra?» Nele dizia: «Está dito e redito que a nossa cidade, mercê da incúria e do desleixo de tanta gente, não é daquelas que primam pela limpeza.» E adiantava que, apesar dos esforços dos responsáveis para manter o Burgo limpo, «certa gente, ignorante do que é educação e civismo, não hesita, antes se compraz, em sujar as suas ruas, lançar sobre elas todo o esterco que entendem.». E verberava a sujidade acumulada junto da Igreja dos Clérigos.

Hoje, além dos que continuam a lançar detritos cavernícolas no chão, o Porto é assolado por espécie de banditismo canino não exercido pelos irracionais, mas pelos donos. Há tempos, passei no Instituto do Sangue, em Paranhos, e, quando contemplava a arquitectura do edifício, reparei que o pórtico da entrada, junto do passeio, servia de retrete canídea. Fui usufruir do adro romântico da Igreja de Nevogilde e vi que o chão daquele local aprazível idem, aspas. E, céus!, num dos bairros socialmente mais «in» do Porto, em redor de Cristo Rei (em Santa Joana Princesa e adjacentes), temos de fugir de alguns passeios onde prolifera a animalidade latrineira.

Como se vê, o atraso e a mentalidade terceiro-mundista de uns quantos não se limita às zonas deprimidas da cidade. E quem assim procede envergonha o Porto.

©HelderPacheco

Anúncios

~ por Helder Pacheco em 16/06/2013.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s