Centralismo e Talibans

Desengane-se quem pensa que a internacionalização e o imperativo de tornar o Burgo atractivo para os visitantes são manias dos tempos modernos.

Ao longo do séc. XIX, sempre existiu no Porto abertura à Europa e ao mundo (a Londres, a Paris, ao Brasil, aos portos dos E.U.). O que foi a construção, pela iniciativa portuense, das linhas do Douro e da Beira Alta se não o objectivo de ligação ao coração da Europa? O célebre Lino, da Casa Lino, nos Clérigos, até se gabava de ter ido 36 vezes a Paris e uma a Lisboa. (Para quê, se de lá só vinham más governações?)

Pois segundo o “C.P.” de 17.10.1905 (vésperas de se finar o rotativismo partidário que, então como agora, pouco mais fazia do que a grande distribuição dos cargos e empregos), tinham chegado a Leixões a bordo do vapor Obidense, procedente de Liverpool, 22 excursionistas que, «depois de almoçar no Grande Hotel do Porto, percorreram os pontos mais interessantes da cidade». E anunciava a chegada ao Porto, no comboio-correio do Douro, de 12 excursionistas alemães, vindos de Berlim. Além de visitarem locais do Burgo (Mercado do Bolhão, Ponte Luís I, Palácio…), «estiveram em algumas ourivesarias da Rua das Flores, onde adquiriram jóias». E tencionavam dar um passeio fluvial pelo Rio Douro.

Da lição a extrair desta notícia com mais de um século, releva-se a importância do Porto de Leixões e do C.º de Ferro para atrair visitantes; o papel do Douro na dinamização do turismo; a exportação de bens de consumo essencial à qualificação do comércio.

A outra lição é que, para desenvolver, regenerar e expandir a cidade e sua região, se torna imperativa a defesa do Aeroporto e do Porto de Leixões que se encontram em riscos de ataque centralista, tão perigoso para o Norte como o dos talibans na Argélia e no Mali.

©HelderPacheco

Anúncios

~ por Helder Pacheco em 16/06/2013.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s