Dos Guindais à Corticeira

As fotografias antigas da margem do Douro entre os Guindais e a Corticeira mostram-nos a cidade consolidada na extensão ribeirinha do Cais, construído a partir de 1784. No padrão oitocentista de moradias da burguesia que cimentou a prosperidade portuense, a arquitectura era contínua, faceando a Rua dos Guindais, onde o acesso ao rio se fazia através de rampas, desenhadas com o apuro almadino.

Durante a década de 50 do séc. XX, esta frente, harmoniosa e estável, foi subvertida – em nome do Progresso – por uma obra paradigmática da engenharia do Estado Novo destinada a ligar o Túnel da Ribeira ao Freixo, através da E.N. 19. Para isso, a cidade não foi tida nem achada no projecto da JAE (mas, se fosse, a Câmara, alinhando com o dono da obra, acharia bem).

A construção daquela estrada constituiu dos mais brutais atentados à Ribeira. Arrasou o Cais, destruiu dezenas de habitações, arruinou parte significativa da encosta. Sobretudo, rompeu com a relação secular entre os Guindais e o rio. Separados por formidável muralha acima das águas, ninguém se preocupou (como em Paris e Londres) em construir uma plataforma mais baixa para usufruto do Douro. Ganhou o automóvel, mas entre as pontes metálicas – salvo na parcela sobrevivente dos Guindais – nasceu a terra de ninguém, sórdida e inqualificável. A recente derrocada da última e vergonhosa ruína junto da Corticeira foi o culminar de meio século de incúria, desprezo e esquecimento.

E, no entanto, existe um notável projecto para a zona, vencedor de concurso internacional, que colocaria o Porto no topo das cidades com paisagem ribeirinha. A regeneração desta parcela única do património tripeiro é combate que vale a pena ser travado para a qualificação do Burgo e o aumento da sua competitividade. A ver vamos.

©HelderPacheco

Anúncios

~ por Helder Pacheco em 16/06/2013.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s