O Aniversário da Torre

Sem pretender armar ao pingarelho e demonstrar sapiência criticando a vontade mediática de fazer sensação com o entusiasmo das notícias palpitantes, acho que se dizem coisas apressadas. E apresentam-se como factos indiscutíveis o que deveria adiantar-se com alguma reserva e certas cautelas. Porque, do passado, a verdade é escorregadia e, muitas vezes, construída sobre opiniões ou conceitos adquiridos a partir da tradição e não de factos. Foi o caso de toda a imprensa em papel ou ecrã e alguns comentadores terem anunciado o aniversário da Torre dos Clérigos no dia 22 p.p. Os seus 250 anos certos e indiscutíveis.

Não é tanto assim. De facto, no Cartório da Irmandade dos Clérigos existe um ofício de 2 de Abril de 1763. Através dele, o Reverendo Provisor do Bispo do Porto dirige-se ao secretário daquela Instituição dizendo: «O Ex.mo e Reverendíssimo Senhor Bispo do Porto pelo aviso que teve da formalidade da publicação da Paz tão desejada me determina o faça saber a V. Mercê para que se digne conformar-se com a Santa Sé Catedral nos repiques que no dia três do corrente mês há-de praticar em aplauso das grandes felicidades que resultarão neste reino.»

Traduzindo, para que não haja equívocos: no dia 2 de Abril era mandado dizer à Irmandade dos Clérigos que – tal como na Sé Catedral – tocasse os sinos em sinal de júbilo pela assinatura do Tratado de Paris (de 10.2.63) que punha fim à chamada Guerra Fantástica ou do Mirandum entre Portugal e a Espanha (as notícias, na época, demoravam a chegar). Assim, naquele dia 3, com os sinos timbrando, a Torre estava pronta e, se existe data a assinalar o aniversário – o que é discutível, pois deve ter sido concluída antes – é a 3 e não a 22. E eu rebentava se, em prol do falar à moda do Porto, não dissesse isto.

©HelderPacheco

Anúncios

~ por Helder Pacheco em 16/06/2013.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: