O Centralismo dos Aviões

Confesso gostar de teorias da conspiração. Acredito que o mundo, os países e instituições são dominados por forças ocultas que controlam, manipulam e determinam o sentido das vidas de milhões de pessoas, em benefício próprio ou dos grupos a que se encontram ligadas.

Das minhas teorias da conspiração faz parte a relação do centralismo com o Porto. Tirando D. João I – que muito devia aos portuenses – e o governo de Passos Manuel, quase tudo o que a cidade obteve e construiu foi à custa de luta, reivindicação, sacrifício, aforro, determinação e imaginação para conquistar aquilo que à capital é, constantemente, dado de mão beijada. Não era de Espanha que não vinham bons ventos nem bons casamentos, mas sim do Terreiro do Paço. Foi, pois, com apreensão que li no JN declarações do «Novo dono da ANA». Entre outras coisas que me deixaram desconfiado, disse: «Lisboa será o único hub e o aeroporto principal do novo ANA-Vinci aeroporto.» Ou que a TAP «será a principal companhia aérea na Portela, aeroporto que terá mais destaque nos nove que a empresa gere em Portugal». (Soube-se há dias que a TAP retirou 20 voos do Porto.)

Estão a ver a conspiração? O centralismo dos T.G.Vês e outras mirabolâncias faraónicas transfere as responsabilidades do ataque aos interesses do Norte para as mãos do privado, que aplicará no terreno a estratégia capitalina: «Tudo pela Capital, nada contra a Capital. A Bem da Nação».

Oxalá esteja enganado e não esganem, desertifiquem e asfixiem o Aeroporto do Porto, para que a parolada tenha de ir a Lisboa apanhar aviões. Tudo é possível mas, não tenham dúvidas: sem um grande aeroporto, operacional e internacionalizado (como até agora estava a ser), o Porto e toda a região não têm futuro. Nem o Norte pode ficar à margem do problema.

©HelderPacheco

Anúncios

~ por Helder Pacheco em 16/06/2013.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s