Os Nossos Desgostos

Pode-se sofrer tanto quando o nosso clube não joga, quanto nos dias em que joga. Um amigo meu, quando o F.C.P. perde, deita-se sem jantar e não fala com ninguém. Muitos ficam irascíveis e ninguém os atura. Antigamente, até havia aquelas cenas de rasgar os cartões, bater nos filhos ou chumbar os alunos por causa das derrotas. Enfim, é a paixão!

Confesso ter-me sentido acabrunhado nos dias do PSG – Barcelona e do Málaga – Borússia. Porquê, se não era nada connosco? Porque sim, porque era. No lugar do PSG devia estar o Porto, que, por estranhas maleitas, não foi o 1.º naquele grupo. Na pior das hipóteses, devia ter estado no lugar do Málaga – que se vaticinava ser «presa ao nosso alcance». Nem isso. O snr. José Correia escreveu-me dizendo: «Continuamos tristes. Depois do empate com o Olhanense, no belo Estádio do Dragão, e outro no do Sporting, veio o desastre de Málaga, pelo que só nos resta pedir a Deus e a S. José para que de mau tudo tenha chegado ao fim. Lamentamos e dos nossos corações desejamos breve regresso às vitórias. É o que merece o glorioso F.C.P.».

Tal como eu e muitos mais, o snr. Correia sente que as derrotas do F.C.P. são também da cidade de que é símbolo e embaixador. Por isso, não se conforma, porque «os preciosos penaltis não entram nas balizas, como óptimo seria que tivessem entrado e se tal tivesse acontecido, a esta hora a Primavera tinha de certeza outro perfume e outra cor – Azul naturalmente. Assim, para além do cheiro, a cor é realmente muito esquisita, o que para nós, Portistas, custa imenso».

Resta-nos a amarguenta consolação de disputar a Taça a que chamávamos (com menosprezo) da cerveja. Convenhamos: não é a mesma coisa. A quem está habituado a comer lagosta, custa os olhos da cara contentar-se com espinhas de bacalhau…

©HelderPacheco

Anúncios

~ por Helder Pacheco em 16/06/2013.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s