Pagar com Paus

Não sendo eu incondicional das novas tecnologias, nem embandeirando com as redes sociais (prefiro a respiração boca-a-boca), acho a internet fonte de informação, sistema de partilha e espaço de liberdade inexcedível.

Nela corre a graça que transforma o humor em instrumento de resistência. É o caso do “Cartão de Pobre”, com a chancela da República Portuguesa, cujo modelo me enviaram para o requerer com urgência. Entre as vantagens publicitadas, dá acesso a dormir em albergues; pagamento de taxas de saúde em suaves prestações mensais; roupas e alimentos no Banco Alimentar; isenção dos impostos que não existam; momentos de convívio e lazer nos jardins públicos.

Embora não para todos, regressaram as condições de vida ultrajantes que julgávamos ultrapassadas por uma Democracia que, apregoada «de sucesso», tinha obrigação de se diferenciar da Ditadura em todas as matérias, incluindo a qualidade e as condições de vida. Para que não fossem possíveis mais histórias de carência e humilhação como a contada pelo snr. Celestino, dono do “Bazar dos 3 Vinténs”. Certo dia, uma catraia de aspecto subnutrido, entrou no Bazar e perguntou o preço de uma boneca. O lojista, percebendo a pobreza da miúda, respondeu, entre o sério e a brincar: «Por ser pra ti, custa treze paus!» (informação para gente sem memória: «paus», era o modo de dizer «escudos»). A criança agradeceu e saiu.

Dias depois, voltou à loja e, muito séria, disse para o snr. Celestino: «Venho comprar a boneca. Tem aqui os treze paus, que estive a cortar». E entregou-lhe 13 pauzinhos de madeira. Como, então, o coração substituía a tecnocracia, o lojista deu a boneca à inocente compradora. Um dia destes, substituindo a falta de dinheiro, muita gente vai ter de pagar com paus – mas já ninguém sabe o que isso significa.

©HelderPacheco

Anúncios

~ por Helder Pacheco em 16/06/2013.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s