Preparem-se, Portistas

Afinal enganei-me. Pensei que ia chuchar as espinhas de bacalhau do 2.º lugar e acabei a comer a lagosta saborosa da vitória de todas as vitórias. A mais inesperada e fulminante. Enquanto o Terreiro do Paço não resolver pintá-lo de cinzento ou – atendendo aos tais seis milhões de adeptos – de vermelho, o céu continua a ser azul.

Mas não podemos gozar plenamente esta glória. Para não perder tudo, e antes que fosse tarde, abri uma garrafa de champanhe e comemorei precavendo o que aí vem… E o que vem aí, tal como no tempo da 2.ª Invasão Francesa, do celerado Soult, será uma contribuição extraordinária a pagar pelo Porto e os Portistas. Contribuição solidária, como estamos habituados, a favor dos desmandos devoristas da Capital? Mas porquê? – estarão a perguntar.

Eu explico: tal como disse um prócere do Regime, a vitória do Porto, e não do 2.º classificado, foi a hecatombe nacional. Portugal ficou a perder. Baixaram radicalmente as exportações, o consumo desceu a níveis jamais vistos, a receita fiscal evaporou-se. Por isso, o PIB caiu ainda mais. Milhões de faixas vermelhas destinadas às lojas dos chineses ficaram na Alfândega. Toneladas de miniaturas da águia foram destruídas por estarem fora do prazo. Um desastre económico.

Habituámo-nos a pagar as favas e como bater para baixo (isto é, do lado da populaça) é mais fácil e cómodo, preparem-se, portuenses e portistas, para mais um ataque aos nossos bolsos. De compensação pelos danos causados na auto-estima da Capital. Como indemnização dos prejuízos da queda do PIB. A título de punição pelo desrespeito da vassalagem face ao Centralismo, mais o desprezo pelos vaticínios, prognósticos e festejos antecipados de quem conta com o ovo no rabo da galinha, a vitória neste Campeonato ainda nos vai sair cara…

©HelderPacheco

Anúncios

~ por Helder Pacheco em 16/06/2013.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s