Reabilitar o Inútil

A grande atracção recente para os Nova-Iorquinos amantes de passeios e exercício diário foi a recuperação de uma via-férrea transformada em espaço público. Há muito desactivada e atravessando Manhattan de lés-a-lés, esta via, até agora inútil, foi reconvertida em parque urbano. Provido de percurso pedonal, árvores, arbustos e flores, houve escultores que ali instalaram obras. E a terra-de-ninguém tornou-se atraente jardim que, segundo a imprensa, faz as delícias da população.

Habituados ao imobilismo e cheios de teias de aranha obnubilando a imaginação, falta-nos não, às vezes, dinheiro, mas visão estratégica para fazer cidade e converter a degradação em qualidade de vida. Com determinação e criatividade, o que se poderia inventar!

Por exemplo: a desactivada, inútil e formidável obra de engenharia que é a linha da alfândega poderia ser reabilitada e oferecida aos portuenses como ciclovia, percurso pedonal e espaço para contemplação da paisagem. E que paisagem! Entre Campanhã e a China, é o deslumbramento do Areinho bucólico de Júlio Dinis, acrescido das pontes. Uma visão incomparável! Entre a China e o Túnel da Alfândega, é a paisagem da Serra do Pilar, Guindais de Gaia e mais as pontes. Um espanto!

O percurso iniciar-se-ia no Pinheiro de Campanhã, onde a linha começava, e remataria junto do Túnel, sendo aí ligado facilmente, por escadas, à beira-rio. Quanto ao túnel, em cidade onde 5% da população são manguelas e marginais (designadamente os grafiteiros – borradores de paredes), fechava-se, para não ser transformado em antro de parasitagem. Que bela obra e enorme recurso público e turístico poderia ali concretizar-se! Muito melhor e mais atractivo do que o circuito do Ouro ao Parque da Cidade, que só atrapalha. Deixo o desafio a quem o quiser aceitar.

©HelderPacheco

Anúncios

~ por Helder Pacheco em 16/06/2013.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s