Reabilitar para renascer

Oscilam as notícias sobre o desemprego no Porto. Umas falam em 18 000. Outros 20 000. E já li 22 000. Seja qual for, é muito. Para mal dos nossos pecados (o maior de todos foi a população residente do Burgo passar de 330 000, no início dos anos 80, para 230 000, no último censo – coisa que, como portuense, considero ultrajante, sobretudo se procurarmos os motivos, que não deixam margem para inocências), são quase 10% dos habitantes sem trabalho.

Morando alto e procurando não voar baixo (para isso chegam os que nos afundam na penúria), vou procurando elaborar um pensamento sobre a cidade, para lutar contra, sobretudo, a indiferença dos instalados. E, para mim, simples indígena da Vitória, nos tempos que correm, a primeira condição de progresso e desenvolvimento é tornar a cidade competitiva. Mas nem todos estão de acordo quanto à definição de «cidade competitiva». Correndo o risco do demasiado elementar, para me fazer entender, defino a cidade competitiva a partir de quatro exigências: a) a cidade onde seja bom investir (e precisamos disso como de pão para a boca); b) que seja boa para visitar (acolhedora, interessante, atractiva, segura, variada); c) onde seja bom trabalhar (todos entendem); d) onde seja bom (diria muito bom) viver. A cidade competitiva é, em tal perspectiva, uma cidade tendencialmente feliz.

No século que vivemos, confuso, controverso e demolidor de esperanças, o Porto enfrenta novos desafios de mudança, que só podem ser vencidos através da criação de estruturas sociais, culturais e económicas que respondam e ultrapassem os problemas e dificuldades. E a requalificação de uma cidade que se deixou arruinar constitui instrumento essencial de reabilitação do viver. Para um verdadeiro Renascimento Urbano do Burgo, lutemos por isso.

©HelderPacheco

Anúncios

~ por Helder Pacheco em 16/06/2013.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s