Viva o Fantas

Há anos, um Presidente da República lançou a frase: «Há mais vida para além do défice!», causando grande alarido em meios tecnocráticos-financeiros (para os quais, para além do défice, só a morte alivia o orçamento). Tinha razão. Independentemente de ser essencial a um Estado decente manter as contas em ordem (e, para isso, deve mandar para a cadeia os gastadores que provocaram os défices e a ruína), a vida do país não pode confinar-se à ditadura do cifrão. Pior que o défice das contas é o da inteligência.

Porque, no fim das crises, as sociedades que dão cartas são as que não prescindiram da educação, da cultura, do avanço social e do investimento nas pessoas, para além do défice, existe o progresso, sem o qual os futuros se tornam inatingíveis. Para enfrentar a crise, o Porto, ou abdica de si e mendiga a esmola do Terreiro do Paço, ou parte a louça, exige o que lhe é devido e cria a própria dinâmica para vencer os obstáculos. E, neste processo, entra a aposta da Invicta como cidade de cultura.

A cultura também torna as cidades competitivas (veja-se Bilbau). Por isso, instituições prestigiadas, iniciativas relevantes e acontecimentos de nível internacional engrandecem o Burgo, aumentam a sua auto-estima, dignificam os seus criadores e contribuem para a qualificação da marca Porto. E isto chama-se vida para além do défice. E, sobretudo, desenvolvimento.

Por tais razões, saúdo a realização do 33º Festival Internacional de Cinema do Porto – o FANTAS – que, contra ventos, marés, procelas, golpes altos e baixos e outros atributos dos países pequenos, continua a contribuir para a afirmação da cidade. Viva, pois, o FANTAS e que o seu exemplo se multiplique para, como também faz parte da sua tradição, transformar o Porto numa pátria de festivais cujo nome corra mundo.

©HelderPacheco

Anúncios

~ por Helder Pacheco em 16/06/2013.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s