ESTOU P’RA VER

Para evitar juízos precipitados, devo dizer que nada tenho contra o povo de Lisboa. O lisboeta que sobrevive em Alfama, no Alto do Pina, em Marvila e noutros sítios sofre os mesmos atropelos, injustiças, desigualdades e impostos do resto do país. Tenho tudo, sim, contra a ganga oportunista, parasita e arrivista que se movimenta nos meandros da centralização de um Terreiro do Paço que serve de guarda-chuva a esquemas que subvertem o Bem Comum da República.

Também nada tenho contra as tradições praticadas para comemorar o santo popular querido dos lisboetas. Nem faço comentários ao costume de marchar segundo a invenção salazarista do António Ferro (exportada para o resto do país e até aos arredores do Burgo que, em boa hora, a rejeitou em favor da pura tradição das rusgas). Tudo bem e que cada um marche como quer.

Na calha do confinamento opressivo a que o país se obrigou, a RTP entendeu, em período de interdição das manifestações festeiras, recompensar os alfacinhas, em véspera e dia do santo casamenteiro, com uma avalancha de programas alusivos à sua tradição. Eles foram “Enquanto houver Stº. António” (de La Féria) e uma tarde compacta, até às 8 da noite, com o Santo instalado no seu pátio típico e um rodopio de artistas e manifestações. E filmes a propósito: “O Pátio das Cantigas” e “A Canção de Lisboa”. Simpático e popular. Nada contra.

Mas ainda estou p’ra ver se, por alturas do Santo querido dos portuenses e muitos mais, na noite e dia de S. João, a RTP nos brinda com programação a propósito de uma das maiores tradições festivas do país. Aceitam-se apostas.

©helderpacheco2020

~ por Helder Pacheco em 2020-07-04.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: