INVICTA

Os portuenses essenciais, nunca se sentiram tão carentes como com o S. João deste ano. O emérito João Manuel, dias antes do confinamento festivo provocado pela maldição chinoca, que nos veio deles comerem morcegos, poetou: «S. João tão festejado / E que tanta gente tinhas / Mas mesmo assim mascarado / Não falto nas Fontainhas!» (Era metáfora poética. Não foi.)

Devo dizer que o hara-kiri da alma a que o Porto se votou é inequívoco da firmeza, determinação e carácter de uma cidade que sabe distinguir o dever cívico do que temos assistido para as bandas do Sul. Até nisto se mostra a diferença entre a coerência para combater um inimigo invisível e a desordem a que o Terreiro do Paço e seus arredores se têm dedicado, rebaixando o país para o rol dos indesejáveis. Apesar dos discursos sobre o «milagre» que se evapora, a resposta do Porto foi abdicar do melhor que temos, em nome de um desígnio maior.

Apesar de tudo, em minha casa festejámos comendo uma sardinhada. A alegria foi melancólica mas valeu a pena: estivemos juntos, tirámos a máscara e brindámos com Porto à nossa saúde. E pedimos ao Santo precursor que nos livre de ter de mandar médicos, hospitais e recursos para colmatar as consequências das festanças «de lá de baixo».

A este respeito, o meu amigo Orlando também poetou: «Eu aposto (em como a RTP não dedicava emissão são joanina ao Porto) / Mas é tão fácil saber / Que entre o Sul e o Norte / É tão pouca a nossa sorte / Ficamos sempre a perder. // Ai, se o S. João me acode / Inda lhes dá de lição / Que o Porto c’os mesmos pontos / Venha a ser o campeão.» Respondi: amen!

©helderpacheco2020

~ por Helder Pacheco em 2020-07-04.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: