IR À PÓVOA

Em 1872, foi presente à C.M.P. o projecto da linha do C.º Ferro do Porto à Póvoa. Passava pelo Carvalhido, seguia pela Rua do Rosário e terminava junto do Hotel do Louvre (perto do Carregal). Foi, obviamente, reprovado.

Em 1873 seria constituída a Companhia do Cº. F.º do Porto à Póvoa, com o sector da exploração entregue a Oliveira Martins. A Estação Central foi construída na Praça da Boavista e o entusiasmo pelo projecto foi tal que, iniciados os trabalhos em 2.9.73, a linha seria inaugurada em 2.10.75. Presidiu Fontes Pereira de Melo, sendo Pinto Bessa Presidente da Câmara. No edifício, embandeirado e guarnecido com flores e arbustos, o átrio, forrado a damasco magenta, ostentava as armas da cidade. Na Gare, a tribuna mostrava um docel de damasco vermelho e uma girândola de foguetes saudou a partida do 1.º comboio, enquanto a Banda da Guarda tocava o Hino. A linha converteu-se num sucesso popular.

O edifício da estação-términus sobrevive na Rotunda e representa, na cidade, o espírito de uma época fulgurante e a própria história do C.º de Ferro no Norte. Sem a espampanância das grandes gares, conjuga a simplicidade com a escala humana da linha de bitola estreita. Com espanto, li no JN que a inefável Direcção-Geral do Património Cultural considerou que o edifício «não reúne os valores patrimoniais inerentes a uma distinção com valor nacional». Então adianto a seguinte proposta: que a Câmara o classifique como imóvel de «interesse Municipal» e seja integrado no projecto do El Corte Inglês, que nunca deveria ter saído do Porto e é essencial ao relançamento da Boavista.

©helderpacheco2020

~ por Helder Pacheco em 2020-07-04.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: