MATAR A COTOVIA

Pelo meu bairro aéreo (uma torre, com setenta habitações, é um bairro), desde que nele moro, já passaram meia dúzia de músicos. Aprendizes. Uns melhores, no limiar da técnica, outros a aprenderem-na, sobretudo pianistas. Mas mesmo nos casos do matraquear, nunca me incomodaram. Davam a nota de presença viva num ambiente hermético.

Agora, no andar de baixo, vive um candidato a pianista, praticando diariamente. Com talento, irá longe. A mãe, vizinha excelente, encontra-me no elevador e pergunta, ansiosa, se o miúdo incomoda. Tranquilizo-a: que não. Até lhe pedi para tocar Eric Satie e tornar magnífica a audição. Um dia destes, ofereço-lhe partituras e tenho música de graça.

Fiquei, por isso, de boca aberta com a notícia do JN segundo a qual, o meu amigo António Lourenço, trompetista emérito, tinha sido proibido de tocar, da varanda, para a vizinhança. Alguém apresentou queixa à polícia, por se sentir incomodado com a sonoridade.

Quando todo o mundo canta e toca para alegrar as ruas, atenuar o pesadelo e aliviar a solidão, há quem abomine a música pública. Não espanta: já houve queixas contra o toque dos sinos de uma igreja da cidade (o ronco das motorizadas e dos aceleras são melhores). Esta vontade de silenciar a alegria, radicará em duas razões: o queixoso não gosta de ópera ou odeia o F.C.P. E vem-me à ideia o título de um romance de Carson Mccullers: “To Kill a Mockinbird”, traduzido em Portugal por “Não matem a cotovia”. Felizmente, neste caso, é difícil. O António Lourenço é um resiliente, utilizando uma palavra queque, na moda (dantes, dizia-se resistente),

©helderpacheco2020

~ por Helder Pacheco em 2020-07-04.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: