NA ARRÁBIDA

Declaro o meu comentário politicamente incorrecto relativamente a padrões ambientais, do agrado das minorias ruidosas. É que recebi com júbilo a notícia da vitória da autarquia portuense na decisão jurídica sobre o imóvel embargado na Rua do Ouro. Para mim, ganhou a cidade.

Pela simples razão de que, ao longo do tempo, com excepção da pedreira da Arrábida, de onde foram extraídas toneladas de granito para as obras iniciais da barra do Douro, sempre existiram edificações fabris naquela rua. E um dos maiores desafios de sempre, na renovação urbana da cidade, é o que se designava por «regresso ao rio». O Porto tinha abandonado (e demolido) muitas construções ribeirinhas (sobretudo a montante da Ponte Luís I). O rio transformara-se em esgoto e os portuenses ignoravam-no.

A edificação do complexo habitacional do Bicalho (que tantas críticas mereceu, pelo facto de tapar as pedreiras da Arrábida) foi o primeiro passo para povoar aquela desolada frente ribeirinha. E como o nosso investimento imobiliário tem razões difíceis de entender, não percebo a razão de os terrenos do antigo gasómetro não serem preenchidos com o excelente projecto residencial há anos apresentado. (Enquanto o Porto se recria com guerrilhas de fachada ecológica, Gaia constrói afanosamente imóveis de qualidade – por acaso tapando as paisagens verdejantes de S. Paio – e ninguém reponta).

Enfim, como não aprecio a espiritualidade mística das pedreiras e quero ver a cidade habitada e reconciliada com o rio que a moldou, ainda bem que o Tribunal deu razão à Câmara quanto ao licenciamento da Arcada na Arrábida.

©helderpacheco2020

~ por Helder Pacheco em 2020-07-04.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: