NEM SEQUER

Não, não voltarei à Rua Bela da Fontinha, onde ele morava. E não tocarei no batente prateado da porta da casa azul, encantadora, do Bairro que lhe pertencia. Porque, sem ele, a Fontinha não é a mesma e os tempos felizes que lá vivemos acabaram.

Os tempos dos jantares suculentos, na mesa grande, cheia de gente. Rindo dos comentários do Júlio («de partir o coco»). E as tardes de Verão, no terraço que dava para os quintais das traseiras – sossegos do campo no coração da cidade. E, em chegando o Natal, os serões à lareira da cave e as conversas junto da árvore luminosa. De cálice na mão, deitámos abaixo umas garrafas de Porto e falámos do Burgo. Invariavelmente. E dos nossos projectos. E das visitas à cidade – como a de um Dezembro chuvoso, com meio mundo atrás. E combinar apresentações de livros. Ou idas às Antas, ao Mónaco, a Gelsenkirchen.

Não, não voltarei à Rua Bela da Fontinha, nem a bater à porta da casa azul do meu amigo Júlio Couto. Nela reina agora o silêncio insuportável de um Bairro sem alma. Não irei, porque não mais se ouvirá a voz da Zé (a de cá, pois havia a de lá, companheira dos serões da Fontinha), chamando-lhe “Menino Julinho” (e ele, cúmplice, cheio de gostosura). Nem soarão os risos da Francisca, reagindo às anedotas (com barbas) como a do «Coma, coma que é limpinho». E outras.

Não, não irei lá. Foi demasiado injusto, cruel e sem sentido. Querido Júlio: isto não se faz. Partir assim, de repente e deixar-nos o vazio da sua ausência. Razão tinha o Schmidt ao escrever: «Nem sequer posso chorar, por ser aquilo que sinto profundo de mais para as lágrimas».

©helderpacheco2020

~ por Helder Pacheco em 2020-07-04.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: