O TEATRO DO POVO

Notícias recentes dão-nos o edifício do Teatro Sá da Bandeira classificado como Imóvel de Interesse Público, entrando no rol do Património nacional. Finalmente podemos ter relativa tranquilidade quanto aos riscos do edifício ser transformado em hotel, residências para chineses ricos ou outra especulação imobiliária. Mas nunca se sabe já que, entre nós, o mercado tem razões acima (ou abaixo) de qualquer lógica social.

Inaugurado em 1874, como Teatro Circo Príncipe Real, passaria, em 1910, à designação actual. Na sua nova etapa seria recinto operático e espaço de galas, recebeu companhias de opereta, concertos, recitais, espectáculos de canto e magníficas representações teatrais.

Ao longo do século XX, o Sá da Bandeira desenvolveu a sua vocação popular, através do teatro de revista. Por ele passaram peças, companhias e actores que enchiam a casa e faziam as delícias de um público apreciador do género, que tinha na cidade e seus arredores milhares de espectadores. (Falaram-me, que, de Leça da Palmeira, vinham eléctricos repletos de gente para assistir às estreias.)

Como depois do 25 de Abril, para uns quantos, revistas e comédias eram reaccionárias, o Sá da Bandeira entrou em fase de apagada e vil tristeza, apresentando filmes pornográficos e outras bizarrias sem categoria. Mas acabou por reencontrar a sua história de casa de músicas e teatradas para o público anónimo e comum que, numa cidade inclusiva, tem o direito de ver aquilo de que gosta e lhe traz a vivência do contentamento. Esperemos que as armadilhas da modernidade mal entendida, não alienem tal tradição.

©helderpacheco2020

~ por Helder Pacheco em 2020-07-04.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: