COINCIDÊNCIAS

Três factores motivaram os portuenses para revoluções: irem-lhes ao bolso, ofenderem-lhes direitos, verem a liberdade ameaçada. E a reacção do Terreiro do Paço traduzia-se em repressão ou boicote. Sem o poder na mão, a Corte reagia.

Em 22.10.1629 o Secretário de Estado veio ao Porto sacar impostos. O povo, amotinado, expulsou-o. Além da intervenção militar, a Corte enviou uma alçada. Debalde. 1661: Motim do papel selado. O Porto recusou-o e a Corte mandou Cavalaria e Infantaria imporem a ordem. 1757: Motim dos Taberneiros contra o monopólio da venda de vinho: 283 presos e 17 execuções. 1828: Revolta liberal e formação, no Porto, de uma Junta Revolucionária. Repressão e execução de 10 implicados. 1846: Patuleia: Junta de Governo do Porto, vencida pela intervenção inglesa e espanhola a pedido da Corte. 31.1.1891: Revolução republicana, nem o Partido Republicano da capital a apoiou. Feridos e mortos indeterminados e centenas de presos. 3.2.1927: Revolta contra a Ditadura Militar. Apesar dos apelos, Lisboa aderiu a 7.2, com o Burgo bombardeado, 500 feridos e 100 mortos. Sarmento Pimentel diria: «chamávamos àquele levante tardio a “Revolução do Remorso”».

O livro sobre a Revolução Liberal de 1820 revela as reticências da capital e a aversão da Regência. Enviado a Lisboa para obter apoios, Silva Carvalho informaria «que nada se podia esperar da indolência e inércia dos habitantes daquela cidade, em que não encontrou nem resolução, nem esperança do mais pequeno auxílio». Fica explicado o quase esquecimento que rodeou a comemoração dos 200 anos da matriz da nossa Democracia.

Helder Pacheco 2021

~ por Helder Pacheco em 2021-04-24.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: