Lembranças de Quando Éramos Pequenos

lembrancas pequenos

Estavam, pois, os objectos de prazer convertidos em saudade e nostalgia, quando a Odete Loureiro nos veio desinquietar. Desinquietar-nos, trazendo para diante do olhar, oferecendo-nos espécie de  revisitação daquele período da vida em que a festa é contínua, a alegria persistente, a dor fugaz e a solidão estado passageiro entre duas brincadeiras. Oferecendo-nos a oportunidade de reencontrar imagens que no corredoiro do tempo tinhamos deixado cair no poço do esquecimento ou, quando não,  dado como perdidas. Irremediavelmente.

De súbito, em passe de mágica, ei-las que regressam. A deslumbrar-nos e, talvez, a incomodar-nos com a sensação de reencontrar um mundo morto que faz parte de nós e nos acompanha como o bilhete de identidade. Um mundo que testemunha a violenta precaridade dos nossos dias. Instante breve. Passagem. Perda e queda. Redenção. Nas imagens que inventou, a Odete Loureiro oferece-nos a oportunidade do reencontro vital, inadiável, com o espírito mais profundo do tempo de todas as inocências da nossa infância. O reencontro com velhos amigos e conhecidos. Com risonhos companheiros: a camioneta de pau (do modelo das que andavam a gasogénio), a viola de arame, o pássaro batedor de asas com patas de rodar (voando sobre a cidade), a tábua de passar a ferro (e o gato que havia em todas as casas). O balde de folheta, de levar para a Aguda ou Miramar…

Imagens… Imagens que nos trazem a recuperação da festa e da alegria simples, comedida. Da felicidade. Ao alcance da mão e do gesto. Basta um pequeno esforço para voltar a sentir o prazer subtil e impoderável da sua presença. (No final de contas, a vida é um olhar solitáriosobre o horizonte dos dias e nós somos, um pouco, aquela criança sózinha na praia olhando o mar. O grande mar, azul. Da vida. Breve, como aragem de Outono. E leve, como as imagens desta exposição. Oportunidade do regresso ao paraíso do tempo de todas as inocências. Quando éramos pequenos).

Porto, em Março de 1993

Helder Pacheco

Anúncios

 
%d bloggers like this: