Joel Cleto

 

j-cleto

Arqueólogo, Historiador e divulgador da História e Património.

Nasceu no Porto em 1965. Licenciado em História (1987) e Mestre em Arqueologia (1994) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto; Formador de Professores nas áreas de Arqueologia

e História, acreditado pela Universidade do Minho (1997); professor Especialista pelo Instituto Superior de Administração e Gestão do Porto (2015), onde é docente na licenciatura em Turismo e integra o respectivo centro de investigação (NIDISAG). A sua actividade lectiva estende-se, também, ao Instituto Cultural D. António Ferreira Gomes.

Assegura ininterrupta e semanalmente, desde 2006, programas dedicados à História e Património na estação de televisão “Porto Canal”. A sua série “Caminhos da História” obteve, em 2016, o Prémio Melhor Trabalho Media da Associação Portuguesa de Museologia. O mesmo programa merecera-lhe já, em 2012, a nomeação pela Sociedade Portuguesa de Autores como autor de um dos três melhores programas de entretenimento/culturais de televisão portuguesa.

Autor de vários livros (alguns traduzidos para inglês, espanhol e italiano) e de dezenas de ensaios e estudos de investigação, editados em publicações da especialidade, é desde 2008 colaborador permanente da revista “O Tripeiro”, editada pela Associação Comercial do Porto, e pertence desde 2015 ao conselho editorial da revista “História – Jornal de Notícias”.

Pertenceu aos quadros da Câmara Municipal de Matosinhos de 1987 a 2014. Nesta Autarquia foi arqueólogo e, entre outros, desempenhou o cargo de Chefe da Divisão da Cultura e Museus, coordenou o Gabinete Municipal de Arqueologia e História, e dirigiu o Museu da Quinta de Santiago.

Tem-se preocupado igualmente com a divulgação junto do grande público das temáticas relacionadas com a História e o Património, através de conferências, palestras, ciclos de visitas de estudo e publicação de artigos na imprensa.

Entre outras distinções, foi galardoado pela Autarquia do Porto com a Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro, e integra desde 2017 o Conselho Municipal de Cultura do Porto.

Obras Publicadas:

Lendas do Porto IV. Porto: Verso da História, 2016 (fotografia de Sérgio Jacques)

Myths of Porto. Porto: Verso da História, 2015 (fotografia de Sérgio Jacques)

Lendas do Porto III. Porto: Verso da História, 2014 (fotografia de Sergio Jacques)

O Porto de Nasoni. Porto: Esencia del Lugar, 2013. (publicado em português, inglês, castelhano e italiano – fotografia de Sérgio Jacques)

Lendas do Porto II. Porto: Verso da História, 2012 (fotografia de Sérgio Jacques)

Lendas do Porto. Porto: Quidnovi, 2010 (fotografia de Sérgio Jacques) (2ª edição Dezº 2010; 3ª edição 2012; 4ª edição Dez 2013)

Porto de Leixões. Registos fotográficos da construção da Doca nº1. Matosinhos: Câmara Municipal, 2008. (com Margarida Mota)

Senhor de Matosinhos. Lenda. História. Património. 2ª edição. Revista e ampliada, com síntese em inglês e suporte multimédia. Matosinhos: Câmara Municipal e ANCIMA, 2007

Porto de Leixões. Fotografias de Domingos Alvão e Emílio Biel. Leça da Palmeira: Administração dos Portos do Douro e Leixões, 1998.

Guia de Leça do Balio. (Col. “Guias das Freguesias de Matosinhos”). Porto: Mediana, 1996.

Senhor de Matosinhos. Lenda. História. Património. Matosinhos: Câmara Municipal e Comissão de Festas, 1995.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: